Origem Week acontece entre os dias 9 e 12 de junho com um espaço dedicado às marcas de grãos produzidos na Bahia

Fazenda Colheita das Alegrias

Experiências de preparo de café, demonstrações, degustações e workshops sobre cultivo, comércio e consumo do produto vão compor a programação dos quatro dias “Origem Week – Feira de Negócios”, que acontece no Centro de Convenções de Salvador, entre 9 e 12 de junho de 2022.

Latitude 13

No “Salão do Café” representantes das principais marcas da Bahia prometem oferecer o que há de melhor em experiência dos melhores grãos produzidos na Chapada Diamantina, Planalto de Vitória da Conquista, Serrana de Itiruçu/Brejões, Oeste da Bahia e o Atlântico Baiano, com produções tanto da espécie arábica quanto canéfora.

A curadoria do “Salão do Café” conta com a experiência da jornalista Mariana Proença. A profissional atua em eventos nacionais e internacionais de café há mais de 15 anos, como curadora de conteúdo no movimento de promoção do café de qualidade.

A excelência da produção baiana é comprovada pela lista de vencedores da “Cup of Excellence 2021”, principal concurso de qualidade do mundo para cafés. A fase internacional do concurso teve sete produtores baianos indicados entre os 38 premiados.

Origem Week – Feira de Negócios – Durante os quatro dias, itens de origem gourmet e artesanais estarão reunidos em iniciativas como o Chocolat Salvador Festival, Salão do Café, Origem Brasil, Bahia Descobre a Bahia e ações com foco na agricultura familiar. Também serão apresentados destinos turísticos ligados ao setor.  

Os participantes da feira poderão conhecer e degustar cafés, chocolates, derivados do cacau, doces e geleias, cervejas artesanais, vinhos, cachaças, licores, gins, embutidos, biscoitos e muito mais, além de se encantar com o artesanato típico de várias partes do interior, destinos turísticos e festas populares. O projeto é uma realização da MVU, com o apoio e parceria do Governo da Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Bahiagás, GL Events e Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Chocolat Salvador Festival anuncia primeiras atrações

Após 20 edições pelo Brasil, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina desembarca na capital baiana.

O Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau chega a Salvador, pela primeira vez, entre os dias 09 e 12 de junho no Centro de Convenções e já tem suas primeiras atrações confirmadas.

Entre elas, Lucas Corazza (jurado no programa Que Seja Doce, do GNT, especialista em chocolate e formado na França); Rafael Barros, eleito pela revista Veja o melhor Confeiteiro de São Paulo; e o chef belga Laurent Rezette.

O Chocolat Festival Salvador recebe também a badalada chef argentina Mariana Corbetta. Todos serão atrações da Cozinha Show, espaço no qual há execução de receitas ao vivo, cursos e workshops.

Lucas Corazza

Ganhador do título Melhor Chef Patissier do Brasil 2014, concedido pela Prazeres da Mesa/, o confeiteiro vê no chocolate sua inspiração. Atuante há mais de 12 anos no mercado de confeitaria, trabalhou com grandes chefs e se especializou em confeitaria na França, nas escolas ENSP (Ecole National Superiere de La Patisserie) e Ecole Bellouet Conseil. 

Rafael Barros

Em sua cozinha, desde 2003, delícias da alta confeitaria são criadas utilizando as técnicas adquiridas nos Estados Unidos, onde cursou o Programa de Artes Culinárias no The Art Institute of Fort Lauderdale. De volta ao Brasil, Rafael fez a inauguração dos estrelados hotéis Pestana em Salvador e Hyatt em São Paulo. Founder e Chef líder da famosa Opera Ganache, Rafael passa a administrar o futuro da pâtisserie e a carreira de novos talentos. Foi premiado como o melhor chocolate de São Paulo (Veja SP 2014/2015) e o prêmio de Chef do ano (Veja SP 2014/2015), e com o Ovo de Páscoa da Opera Ganache conseguiu o primeiro lugar da Veja SP 2022, feito com um chocolate ao leite feito com diferentes origens de cacau.

Laurent Rezette

O talentoso chef belga mora em Salvador há 17 anos e é embaixador na América Latina de The Mastercook of Belgium. Rezette já fez história em restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, principal publicação gastronômica do mundo que premia restaurantes com até três estrelas, além de colecionar passagens pelas cozinhas do Chez Bernard, Amado e Villa Bahia. Seu estilo valoriza a gastronomia sustentável, com alimentos advindos da agricultura familiar.

Mariana Corbetta

Mariana iniciou a sua atividade muito jovem, tendo como hobby cursos de culinária. Aos 18 anos começou a estudar no Instituto Argentino de Gastronomia (IAG) onde obteve o título de Chef Gastronômico Profissional. Depois continuou a realizar seminários sobre estes temas, até que, em 2003, decidiu especializar-se em pastelaria estudando no  Instituto Mestre de Pastelaria. Hoje, além de receitas originais e aulas, é apresentadora de TV na Argentina.

Sobre o Chocolat Festival

Voltado para consumidores e profissionais da área, o Chocolat Festival já recebeu em todas as edições quase 1 milhão de visitantes. Durante os dias de evento, reúne dezenas de marcas de chocolate e diversos expositores, além de promover cursos de capacitação, palestras, debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais.

O maior evento de chocolate e cacau da América Latina já passou, desde 2009, por diversas cidades do Brasil, entre elas, Ilhéus (BA), Belém do Pará e São Paulo.

É o grande destaque do Origem Week, que ainda reunirá um espaço especial do Café, produtos Origem Brasil e o Bahia Descobre a Bahia, integrando e valorizando o turismo e a gastronomia de todo o estado.

Toda programação será anunciada em breve e maiores informações: sac@chocolatfestival.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s