Winemakers Chapada Diamantina comemoram sucesso da colheita

Uma tonelada de uvas malbec foram colhidas por estudantes na Chapada Diamantina

A Bahia tem se tornado um importante polo de vinho e um curso tem ajudado o Estado a trilhar este caminho. Acaba de acontecer a primeira colheita do Projeto Winemakers – Chapada Diamantina, projeto pioneiro no Norte/ Nordeste e segundo do Brasil. Com 31 alunos, grande parte jovens estudantes ou técnicos do setor agronômico, no curso foram colhidas uma tonelada de uvas malbec. A turma encerrou no mês de março a vinificação do primeiro rótulo produzido através deste formato de produção. 

“Foi uma safra difícil, grande parte prejudicada por elementos climáticos, o que afetou a produtividade por um lado, mas oportunizou que nossos alunos fossem submetidos a condições perfeitas para o aprendizado das adversidades que circundam a produção do vinho”, conta Marcelo Freitas (@vinhosimples.br), Sommelier e um dos idealizadores do projeto ao lado de Jairo Vaz, proprietário da Vinícola Vaz (@vinicolavaz) em Morro do Chapéu, onde as aulas são ministradas.

O curso ensina a produção de vinho desde o manejo do solo e da planta, passando pelos processos de vinificação até o engarrafamento da bebida já finalizada. Atualmente, o vinho permanece estagiado em tanques e passará por um período de amadurecimento em madeira. “A estimativa para engarrafamento é o mês de julho e o consumo é recomendado a partir do mês de outubro.”

Com carga de 144 horas, esta também foi uma oportunidade para quem deseja aprender as operações agrícolas de um vinhedo e a elaboração de vinhos, na teoria e na prática.

Ainda este mês, a iniciativa que ganhou forma por meio de um sonho e vem recebendo reconhecimento nacional de tradicionais produtores de vinho, lançará segunda turma para a produção de um novo rótulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s