Fera Palace Hotel completa dois anos e lança novo restaurante

O restaurante Lina tem as assinaturas do consultor francês
Charles Piriou e
 da chef brasileira Manuelle Ferraz

Antonio Mazzafera, CEO Fera Hotéis, e Manuelle Ferraz, chef que assina cardápio do LINA

A hospitalidade e excelência que o Fera Palace Hotel consolidou em seu atendimento na capital baiana agora estão traduzidas também na área de alimentos e bebidas. Celebrando dois anos neste mês de outubro, o hotel comemora lançando um novo restaurante, com um conceito que dialoga intimamente com a Bahia. O Lina, como foi batizado o novo espaço, chega para fazer um resgate, com forte identidade baiana, da cozinha clássica brasileira. Destacado no emblemático cenário do Centro Histórico de Salvador, o Lina se torna uma vitrine visual e sensorial do conceito de hospitalidade do Fera, reforçando o compromisso de ligação cultural com o local onde ele está instalado.

Principal responsável em tornar realidade o Fera Palace, o proprietário do hotel Antonio Mazzafera vê na chegada do Lina e nas demais mudanças em outros espaços do hotel o início de um novo momento valorizando ainda mais a terra que abraçou seu projeto. “É um merecido reconhecimento, ao nosso modo, à riqueza cultural baiana. É também a concretização da nossa missão de proporcionar experiências singulares para ficar na memória daqueles que nos visitam”, disse o empreendedor mineiro.

A renovação não ficou por conta apenas do restaurante principal do Fera Palace. O já famoso bar do lounge, na cobertura do hotel, passa a se chamar Bar de Todos os Santos, também com novo cardápio. Os cardápios do Lina e do Bar de Todos os Santos têm a assinatura da premiada chef mineira Manuelle Ferraz. Proprietária do conhecido restaurante A Baianeira, em São Paulo, incluído na lista Bib Gourmand do Guia Michelin, Manuelle também abriu no início de outubro seu novo restaurante no Museu de Arte de São Paulo, o MASP.

“Para mim, só se consegue qualidade quando há proximidade. Por isso é muito inteligente da parte do hotel fazer isso, trazer o popular, o resgate de tradições para um ambiente sofisticado. Visualmente também tudo muda com a chegada do Lina. Espaços como o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim foram fontes não só de inspiração, mas também de elementos e ingredientes que estão presentes no novo espaço. Quem chega ao Lina tem a clara sensação de estar mesmo na Bahia”, explica a chef Manuelle ao comentar o processo criativo e de conceituação do Lina.

O projeto do Lina foi coordenado pelo consultor francês especializado em hotéis e restaurantes, Charles Piriou. Absolutamente tudo, desde o cardápio à decoração, utensílios e ambientação foram mudados para o nascimento do Lina que, segundo o consultor, marca um novo momento do Fera Palace.

MAIS SABOR, NOVAS SENSAÇÕES

A ideia do “tudo feito na casa”, apostando em ingredientes locais e focando em preparos caseiros é uma das novidades para os sabores do Lina e dos demais espaços. Mesmo não estando em casa, a ideia é que com os novos sabores os clientes e hóspedes sintam a sensação de aconchego que só se tem na Bahia. Para começar o dia, o café da manhã “made in Bahia” traz, por exemplo, geléias, iogurtes, bolos, cuscuz e tapiocas feitos de forma artesanal na nova cozinha.

5 Buffet almoço

No almoço, outra novidade do Lina. De segunda a sexta ele será servido em forma de buffet. A proposta é que o novo formato se comunique não só com o turista, mas também com o soteropolitano e todos aqueles que trabalham no Centro Histórico de Salvador, já que o espaço é aberto também para não hóspedes. No buffet às sextas-feiras, como não poderia deixar de ser na Bahia, delícias como Vatapá, Caruru, Moqueca de peixe e Farofa de banana da terra estão entre as opções. Peixe assado, Moqueca de palmito e Estrogonofe flambado com cachaça e cogumelos frescos são exemplos de outros pratos intercalados nos demais dias da semana.

2 Mariscada

O jantar do Lina tem serviço à la carte com pratos autorais da cozinha clássica brasileira. A ideia colocada em prática é de um momento em que a identidade baiana ganha um pouco mais de elegância, mas nunca esquecendo o mais importante: sabores marcantes. A refeição pode ser iniciada com entradas como Pastel de abóbora com quiabo, Quadradinhos de mandioca temperados com ervas ou Peixe marinado com maracujá do mato e banana da terra. Os pratos principais chamam atenção pelo resgate de sabores nativos e traz opções como Nhoque de farinha de mandioca ao molho de camarão e Polvo com pirão de parida e beiju. O mesmo cardápio do jantar estará à disposição no almoço de finais de semana. O menu inclui ainda opções de pratos veganos, sem glúten e sem lactose.

No novo Bar de Todos os Santos, com piscina e uma vista privilegiada para a baía de mesmo nome, novidades como as caipirinhas de frutas da estação e o tradicional peixe frito trazem o clima de praia para ainda mais perto do Fera Palace. A valorização de elementos baianos passou também pelo bar do lobby do hotel, onde além de itens decorativos que remetem à cultura do estado, estão expostos chocolates orgânicos da Amma, produzidos no sul da Bahia. Estes mesmos chocolates passam a fazer parte do mini bar dos apartamentos.

MÚLTIPLA HOMENAGEM

A escolha do nome Lina para o novo restaurante tem justificativas especiais. É uma homenagem às mulheres fortes que atuaram em áreas diversas, seja na gastronomia ou nas artes, como a arquiteta italiana Lina Bo Bardi, que tem algumas obras espalhadas em Salvador, a exemplo da escadaria do Museu de Arte Moderna (MAM). O nome também é uma referência à avó de Antonio Mazzafera, Maria Lina, que sempre se dedicou à gastronomia e tinha um apreço especial pela cozinha clássica brasileira.

SOBRE O FERA

Situado na Rua Chile – a primeira rua construída no Brasil –, o hotel tem 81 apartamentos e arquitetura e design marcantes, inspirados nos anos 30, década de sua construção.  Entre os destaques, está a cobertura com vista para o Forte São Marcelo, Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos. No 1º andar, o antigo salão do Cassino, cenário imortalizado na obra “Dona Flor e Seus Dois Maridos” de Jorge Amado, foi transformado em Salão de Festas, com pé direito de 6m de altura e capacidade para 300 pessoas. O hotel conta ainda com cinco salas multiuso para reuniões e conferências.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO LINA:

Café da Manhã – todos os dias, das 7h às 10h30.

Almoço – segunda a sexta, das 12h às 15h; sábado; domingo e feriado, das 12h às 16h.

Jantar – domingo a quarta, das 19h às 22h30; quinta a sábado, das 19h às 23h.

 www.ferapalacehotel.com.br

Endereço: Rua Chile, nº 20. Centro Histórico Salvador – BA, 40.020-000
INSTAGRAM: @ferapalacehotel
 reservas@ferahoteis.com

Uma consideração sobre “Fera Palace Hotel completa dois anos e lança novo restaurante”

  1. Estive lá 20/09 Já com o novo cardápio , que considerei péssimo
    Este dedinho de tapioca , não tem gosto algum
    Não tem uma opção para criança na piscina Filezinho com batata frita etc
    Fui jantar no Fassano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s